Beirute - Ao menos 20 pessoas morreram na madrugada deste sábado (10/8) em ataques aéreos do exército sírio na província de Lataquia, no oeste do país, indicou uma ONG. "Ao menos 20 pessoas morreram em vários ataques aéreos contra a cidade de Salma, na região de Khabal Akrad", disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
Segundo a ONG, dez das vítimas são civis e muitos dos corpos ficaram em um estado tão crítico que não puderam ser identificados. Entre os falecidos também há seis combatentes sírios e quatro insurgentes estrangeiros, segundo a mesma fonte. "O balanço de mortos pode aumentar devido ao número de feridos, alguns dos quais estão em estado muito crítico", disse Rahman.
A região costeira de Lataquia é o feudo da minoria alauita, um ramo do xiismo ao qual pertence o presidente Bashar al-Assad. Nos últimos dias os rebeldes ganharam terreno nesta província, onde tomaram vários povoados alauitas perto de Khabal Akrad, mas a região segue majoritariamente sob o controle do exército. O regime reagiu nos últimos dias com uma ofensiva que deixou dezenas de soldados e rebeldes mortos, segundo o OSDH.