Agência France-Presse
postado em 10/08/2013 11:15
Londres - Dezenas de policiais ficaram feridos na sexta-feira em uma nova noite de violência em Belfast no âmbito de uma marcha republicana que celebra a assinatura no dia 9 de agosto de 1971 do início das prisões sem processo na Irlanda do Norte. No total, 56 policiais ficaram feridos e quatro precisaram ser hospitalizados depois de serem atacados com tijolos, paus e garrafas de cerveja de um bar próximo, indicou a polícia de Belfast.Leia mais notícias em Mundo
Dois pedestres também ficaram feridos e vários carros foram incendiados. Sete pessoas foram detidas por crimes que vão de alteração da ordem pública a sequestro, e o chefe da polícia da Irlanda do Norte, Matt Baggott, advertiu que muitas outras prisões podem ocorrer.
"Essas pessoas não tinham a intenção de realizar um protesto pacífico", afirmou. A violência explodiu depois que centenas de manifestantes tentaram bloquear a marcha dos republicanos em protesto contra uma das medidas mais simbólicas e criticadas do conflito da Irlanda do Norte.
Na última quinta-feira, oito policiais ficaram feridos e oito pessoas foram detidas durante uma manifestação contra as detenções sem processo. Em julho, as ruas de Belfast acolheram várias noites de violência em meio a tensões sectárias entre protestantes e católicos.