Mundo

Após 40 anos de fuga da guerra do Vietnã, pai e filho saem da selva

No início dos anos 1970, Thanh, então membro de uma guerrilha comunista, fugiu de seu povoado após a morte de sua mãe e de dois de seus filhos em um bombardeio americano; levou com ele seu filho de dois anos

Agência France-Presse
postado em 10/08/2013 11:38
Hanói - Um vietnamita e seu filho que teriam sobrevivido durante 40 anos na selva foram levados de volta ao seu povoado do qual fugiram durante a guerra do Vietnã, indicou neste sábado (10/8) um responsável provincial. As imagens da rede de televisão local mostraram Ho Van Thanh, de 82 anos, e seu filho Ho Van Lang, de 42 anos, esqueléticos e vestidos com uma tanga feita de cascas de árvore quando eram levados na quarta-feira, aparentemente contra a sua vontade.

[SAIBAMAIS]No início dos anos 1970, Thanh, então membro de uma guerrilha comunista, fugiu de seu povoado após a morte de sua mãe e de dois de seus filhos em um bombardeio americano. Levou com ele seu filho de dois anos, explicou à AFP Hoang Anh Ngoc, um responsável local da província de Quang Ngai, no centro do país. Mas os dois homens, que sobreviveram se alimentando de frutas e do milho que cultivavam, falam apenas algumas palavras de seu dialeto da minoria étnica Kor e podem ter problemas sérios para se adaptar, sobretudo o filho, que viveu na selva praticamente por toda a vida.



"O filho tem medo da multidão. Não fala com estrangeiros (...) mas fala um pouco com sua família", disse Ngoc. Vive na casa de familiares, mas "é claro que temos medo que volte à floresta, o vigiamos", acrescentou. O pai, no entanto, cansado e internado para ser tratado em um hospital local, está "muito mais velho e muito fraco para fugir", estimou o responsável provincial, acrescentando que as autoridades irão construir uma casa para eles.

Segundo o jornal on-line Dan Tri, o filho mais novo do homem, que tinha apenas três meses durante o bombardeio, visitava todos os anos o pai e o irmão na selva e em 2004 já havia tentado levá-los para casa. Mas eles não quiseram ficar muito tempo, "preferiram sua vida independente à vida tradicional das famílias vietnamitas", disse o jornal.

Alguns moradores da região viram recentemente os dois homens e alertaram as autoridades. Eles foram localizados na quarta-feira "vivendo em uma cabana a cinco metros do chão e vestindo uma tanga feita de casca de árvore", segundo o jornal Tuaoi Tre. Também tinham ferramentas rudimentares, algumas da época da guerra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação