Mundo

Turquia vai retirar parte de seus capacetes azuis do Líbano

"Cerca de 250 pessoas do corpo de engenheiros militares já não estarão ativas em breve na FINUL", declarou uma fonte diplomática

Agência France-Presse
postado em 10/08/2013 16:34
ANCARA - A Turquia irá retirar uma parte de suas tropas do contingente de Capacetes Azuis da FINUL (Força Provisória das Nações Unidas no Líbano), anunciaram neste sábado (10/8) fontes em Ancara, uma decisão vinculada ao sequestro de dois pilotos turcos neste país na sexta-feira.

"Cerca de 250 pessoas do corpo de engenheiros militares já não estarão ativas em breve na FINUL", declarou uma fonte diplomática que pediu o anonimato.

[SAIBAMAIS]Na sexta-feira, dois pilotos da companhia aérea Turkish Airlines foram sequestrados por homens armados em Beirute. Este sequestro estaria relacionado ao rapto na Síria, provavelmente por um grupo rebelde, de nove libaneses xiitas que iam visitar o túmulo de um imã em maio de 2012.

Suas famílias pediam há semanas que a Turquia utilizasse sua influência com os rebeldes sírios para libertá-los. As fontes turcas e da ONU afirmaram, no entanto, que esta decisão de retirada havia sido tomada muito antes dos acontecimentos de sexta-feira.

Leia mais notícias em Mundo

"No dia 6 de agosto, o departamento de operações de manutenção de paz nos informou que o governo turco decidiu retirar a unidade turca de engenheiros militares da FINUL", indicou à AFP o porta-voz da FINUL, Andrea Tenenti.

A FINUL foi mobilizada no sul do Líbano em 1978 após a invasão do país por Israel no mesmo ano. Atualmente, conta com um contingente de 13.000 pessoas de diferentes países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação