Mundo

Correa descarta que vá disputar reeleição em 2017

O anúncio vem logo após o presidente ter assinado uma proposta, na terça-feira, para reformar a Constituição e incluir a reeleição indefinida

Agência France-Presse
postado em 10/08/2013 17:36
QUITO - O presidente equatoriano, Rafael Correa, descartou neste sábado (10/8) que vá disputar uma nova reeleição após concluir seu último mandato em 2017, apesar de ter assinado uma proposta na terça-feira para reformar a Constituição e incluir a reeleição indefinida.

"Não estou dizendo que vou me lançar, não me interessa me reeleger. Não estou aqui por ambições pessoais, sempre me cuido de passar pelo poder e que o poder passe por mim", afirmou o presidente em seu informe semanal de trabalhos.

[SAIBAMAIS]Correa acrescentou que a proposta - que leva sua assinatura e foi apresentada pelo secretário do movimento governista Aliança País, Galo Mora, na terça-feira em Guayaquil (sudoeste) - é uma resposta de seu partido "frente à hipocrisia dos meios de comunicação".

Segundo o presidente e os membros do seu partido, um setor da imprensa incentiva a reeleição do prefeito de Guayaquil, Jaime Nebot, enquanto meses atrás criticava a do chefe de Estado. "Queríamos evidenciar a hipocrisia desta gente, por isso fizemos uma carta pública", afirmou Correa.

No documento divulgado por Mora, propõe-se a Nebot "realizar todas as ações necessárias para que a Assembleia Nacional (...) reforme a Constituição a fim de garantir a reeleição indefinida para todas as autoridades de eleição popular".

O texto foi divulgado na página na internet de El Ciudadano, periódico oficial da Presidência, e despertou críticas de deputados da oposição, que anteciparam que a reforma constitucional poderia ser incluída pelo governo em um referendo nas municipais de fevereiro de 2014.

Leia mais notícias em Mundo

Nebot, que se for reeleito completaria 18 anos no cargo, é um dos principais nomes da oposição e nas últimas eleições apoiou a candidatura de Guillermo Lasso, do partido CREO, que foi o segundo colocado, atrás de Correa, com 22,7% dos votos.

Correa, por sua vez, assumiu em 24 de maio passado um novo mandato de quatro anos que terminará em 2017 e tem dito reiteradamente que não disputará novas eleições, antecipando que deixaria o Equador após deixar o poder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação