Mundo

Presidência diz que Mandela tem progressos 'lentos, mas contínuos'

O ex-presidente de 95 anos e ícone da luta contra o apartheid está no hospital há mais de dois meses, com infecção pulmonar recorrente

Agência France-Presse
postado em 11/08/2013 14:25
O ex-presidente de 95 anos e ícone da luta contra o apartheid está no hospital há mais de dois meses, com infecção pulmonar recorrente
Johannesburg - Nelson Mandela está tendo progressos "lentos, mas constantes", embora ainda esteja em estado crítico, segundo o gabinete da presidência da África do Sul neste domingo (11/8). O ex-presidente de 95 anos e ícone da luta contra o apartheid está no hospital há mais de dois meses, com infecção pulmonar recorrente.

"O ex-presidente Nelson Mandela continua recebendo tratamento no hospital de Pretoria e os médicos informaram ao presidente Jacob Zuma que o ex-presidente está tendo uma melhora lenta, mas constante," disse um comunicado da presidência.

[SAIBAMAIS]"A equipe médica também reiterou que, embora sua saúde esteja melhorando progressivamente, Madiba ainda permanece em condição crítica," acrescentando, se referindo a Mandela por seu nome de clã. Zuma pediu aos sul-africanos para rezar pela recuperação e pela boa saúde de Mandela, disse o comunicado.

O presidente sul-africano é tecnicamente a única pessoa autorizada a dar informações atualizadas sobre a saúde de Mandela e não dava declarações sobre o tema desde o dia 31 de julho.

Leia mais notícias em Mundo


A filha mais nova de Mandela, Zindzi Mandela disse na sexta-feira que o herói da luta contra o apartheid não "ia a nenhum lugar tão cedo" e que agora conseguia se sentar sozinho. Ele estava "mais alerta, mais receptivo," disse ela.

Sua ex-esposa Winnie Madikizela-Mandela disse a Sky News na quinta-feira que, agora, ele estava "respirando normalmente." Os médicos conseguiram conter sua infecção, mas continuavam "drenando fluido dos pulmões," disse ela. Ambos ressaltaram que ele não está à beira da morte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação