Washington - O pai do ex-consultor da inteligência americana Edward Snowden obteve um visto para visitar seu filho na Rússia, informou o advogado da família neste domingo.
O advogado Bruce Fein afirmou que ele e Lon Snowden viajarão à Rússia muito em breve, mas não informou a data exata. "Temos vistos. Temos uma data que não vamos discutir devido ao frenesi" (que pode causar), afirmou Fein ao programa "This Week", da rede de televisão ABC. Lon Snowden afirmou no mesmo programa que não fala com o filho desde que ele fugiu dos Estados Unidos, se instalando posteriormente na Rússia.
Saiba Mais
- MundoServiço de e-mail criptografado ligado a Snowden é fechado nos EUA
- MundoSenador russo organiza coleta de fundos para ajudar Edward Snowden
- MundoSenadores russos vão pedir ajuda de Snowden para proteção de dados
- MundoEdward Snowden já tem um endereço fixo na Rússia e espera visita do pai
Edward Snowden, um ex-consultor que prestava serviços para a Agência de Segurança Nacional americana, é exigido pela justiça americana, que o acusa de espionagem por ter revelado a existência de um sistema americano de vigilância mundial das comunicações telefônicas e por internet.
Lon Snowden disse desejar que seu filho retorne ao país em algum momento, mas que não acredita que agora ele encararia um julgamento justo, já que muitos legisladores veem seu filho como um traidor. "Se você considerar as declarações dos líderes no Congresso, elas são irresponsáveis e inconsistentes com o nosso sistema de justiça", disse. E acrescentou: "Onde meu filho escolher viver pelo resto da vida é uma decisão dele. Mas eu gostaria que ele pudesse voltar aos Estados Unidos".
A Rússia concedeu recentemente asilo temporário de um ano a Snowden, depois de passar semanas bloqueado em um aeroporto de Moscou. A decisão irritou os Estados Unidos e foi citada por Washington como uma das razões para o adiamento de uma cúpula prevista para o próximo mês entre o presidente Barack Obama e seu colega russo, Vladimir Putin.
Leia mais notícias em Mundo
Em resposta ao clamor público devido aos programas de espionagem da NSA, Obama anunciou na sexta-feira medidas para permitir mais fiscalização e transparência no sistema de vigilância, que a administração Obama insiste ser essencial para a prevenção de ataques terroristas.
Questionado sobre o estado do filho, Lon Snowden disse ter sido informado pelo advogado russo que ele está seguro. "Ele obviamente está muito cansado. Mas agora está precisando de um período de tempo onde possa recuperar seu nível de energia e refletir sobre o que pretende fazer daqui em diante", completou.