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Coreia do Sul começa a testar 'trilho eletrificado' para ônibus

Instituto Coreano Avançado de Ciência e Tecnologia (KAIST, na sigla em inglês), que desenvolveu o sistema, informou que a tecnologia será testada nos próximos quatro meses em um percurso de 24 km da cidade de Gumi, no sul do país

Agência France-Presse
postado em 13/08/2013 19:52
GUMI - Uma cidade sul-coreana começou a testar um "trilho eletrificado" que permite que os ônibus públicos elétricos recarreguem suas baterias de cabos subterrâneos enquanto circulam.

O Instituto Coreano Avançado de Ciência e Tecnologia (KAIST, na sigla em inglês), que desenvolveu o sistema, informou que a tecnologia será testada nos próximos quatro meses em um percurso de 24 km da cidade de Gumi, no sul do país.

Equipamentos instalados debaixo destes ônibus, denominados OLEV (OnLine Electric Vehicle), absorvem a eletricidade por indução, de forma eletromagnética, de cabos enterrados alguns centímetros sob a superfície da rua.

A eletricidade "aspirada" desta forma permite que o veículo se movimente ou recarregar suas baterias.

Este sistema reduz significativamente o tamanho da bateria dos ônibus a apenas um quinto do tamanho habitual. Também elimina a necessidade de cabos aéreos de energia usados pelos bondes ou trólebus convencionais.

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A tecnologia, no entanto, não é barata: cada OLEV custa cerca de 700 milhões de wones (630.000 dólares).

"A tecnologia está disponível, mas a questão é como reduzir o custo", disse Park Jong-Han, gerente da empresa que produziu os protótipos OLEV.

"Quando o custo cair, acho que mais cidades estarão interessadas na comercialização da nova rede de transporte", disse Park à AFP.

O sistema já foi parcialmente testado em escala muito menor em um parque de diversões e no campus da KAIST.

A eletrificação do trilho não requer grandes obras de construção, uma vez que estações de recarga só têm que ser enterradas ao longo de 10% a 15% da via em locais como pontos de ônibus.

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