Mundo

EUA condena repressão no Egito; europeus convocam embaixadores

Obama também anunciou o cancelamento dos exercícios militares conjuntos EUA-Egito

Agência France-Presse
postado em 15/08/2013 20:36
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou "energicamente" nesta quinta-feira a violência no Egito, que deixou mais de 600 mortos.

Obama também anunciou o cancelamento dos exercícios militares conjuntos EUA-Egito e alertou que o país está em "um caminho muito perigoso". O presidente interrompeu suas férias de verão, em Martha;s Vineyard (Massachussets, nordeste), para falar desses últimos acontecimentos.

[SAIBAMAIS]Embora a violência "coloque em risco elementos importantes" da cooperação, o secretário da Defesa dos EUA, Chuck Hagel, afirmou que o governo "manterá" suas relações militares bilaterais. Os EUA concedem US$ 1,3 bilhão por ano em ajuda militar ao Egito. Já o Departamento de Estado pediu aos americanos que não viajem para o Egito e, aos que estiverem nesse país, que saiam imediatamente.

Na quarta-feira, o Egito viveu o dia mais sangrento de sua história recente, que deixou quase 600 vítimas fatais. Pelo menos 300 pessoas morreram durante a ofensiva militar e policial contra os simpatizantes do ex-presidente islâmico Mohamed Mursi, deposto pelo Exército.

O presidente francês, François Hollande, afirmou "que se deve fazer todo o possível para evitar a guerra civil" no Egito, de acordo com a nota divulgada pela presidência francesa. Nesta quinta de manhã, o embaixador do Egito em Paris foi convocado pelo governo.

"A França está comprometida com encontrar uma solução política e deseja que eleições sejam organizadas o quanto antes, conforme os compromissos assumidos pelas autoridades egípcias de transição", segundo a nota divulgada.

Outros países europeus convocaram os embaixadores do Egito em suas capitais para condenar o uso da força.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação