Mundo

Estados Unidos não vai suspender ajuda ao Egito por enquanto

Obama anunciou na quinta-feira (15/8) a suspensão de manobras militares com o Cairo como sanção pela sangrenta

Agência France-Presse
postado em 19/08/2013 14:37
WASHINGTON - Os Estados Unidos não suspenderão por enquanto sua ajuda militar e econômica ao Egito, mas podem tomar uma decisão a respeito nas próximas semanas, indicou nesta segunda-feira (19/8) um funcionário de alto escalão americano.

"Toda a nossa ajuda ao Egito atualmente é alvo de estudo e contemplaremos novas etapas quando considerarmos necessário. Até agora não foi tomada nenhuma decisão suplementar que envolvesse a ajuda, (mas) uma revisão está em andamento", explicou em uma mensagem eletrônica a porta-voz do departamento de Estado, Marie Harf.



Desde a sangrenta repressão da semana passada no Egito, a administração do presidente Barack Obama está sob pressão para que corte a ajuda entregue a cada ano ao Cairo e que chega a 1,55 bilhão de dólares, 1,3 bilhão dos quais vão parar nas Forças Armadas egípcias e 250 milhões são ajuda econômica.

Obama anunciou na quinta-feira (15/8) a suspensão de manobras militares com o Cairo como sanção pela sangrenta repressão das manifestações de protesto por parte dos militares, mas não decidiu cortar a ajuda militar a este aliado de Washington.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação