Mundo

Após ser detido, brasileiro entra com ação contra autoridades britânicas

O brasileiro detido é companheiro do jornalista que publicou documentos secretos vazados pelo ex-agente dos EUA, Edward Snowden

Agência France-Presse
postado em 20/08/2013 09:30
Londres - O brasileiro companheiro do jornalista que publicou documentos secretos americanos vazados pelo fugitivo Edward Snowden abriu uma ação judicial contra sua detenção pelas autoridades britânicas, anunciou nesta terça-feira (20/8) o editor do jornal The Guardian.

"David Miranda entrou com uma ação a respeito do material" que lhe foi confiscado durante o interrogatório domingo no aeroporto londrino de Heathrow e sobre o modo como ele foi tratado", declarou à BBC Alan Rusbridger. "Ele deseja recuperar este material e não quer que seja copiado", acrescentou o editor do jornal britânico que revelou a existência dos programas de vigilância das comunicações dos Estados Unidos a partir de documentos vazados por Edward Snowden, ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana.



[SAIBAMAIS]David Miranda é o companheiro do jornalista americano Glenn Greenwald, contato-chave de Edward Snowden no Guardian. Domingo, ele permanceu detido por nove horas no aeroporto londrino de Heathrow sob a lei britânica anti-terrorista. Em seu retorno ao Brasil, onde o casal reside, David Miranda afirmou que teve seu notebook e cartões de memória confiscados durante o interrogatório. "David Miranda não é jornalista, mas desempenha um papel importante ao ajudar seu companheiro em seu trabalho jornalístico", segundo o Guardian.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação