Mundo

Espanha exige que Gibraltar desmonte arrecife antes de dialogar

Gibraltar realizou a construção nas disputadas águas entre o enclave e a Espanha de um arrecife artificial formado por 70 blocos de concreto

Agência France-Presse
postado em 20/08/2013 10:27
Madri - A Espanha está disposta a dialogar com Londres sobre Gibraltar, mas o enclave britânico deve retirar primeiro o arrecife artificial que impede os pescadores espanhóis de trabalhar, afirmou seu chanceler em um artigo publicado nesta terça-feira (20/8) pelo Wall Street Journal. "A Espanha está disposta a retomar o diálogo. Estamos dispostos a aceitar a criação de fóruns ad hoc nos quais possam participar outras autoridades, como o governo de Gibraltar e o governo regional da Andaluzia", afirmou o ministro dos Assuntos Exteriores, José Manuel García-Margallo.

[SAIBAMAIS]Mas "primeiro é necessário que o Reino Unido mostre sua disposição em reparar o dano causado, em particular retirando os blocos de concreto" que formam o arrecife, acrescentou. Gibraltar, que não tem frota pesqueira comercial, realizou no dia 24 de julho a construção nas disputadas águas entre o enclave e a Espanha de um arrecife artificial formado por 70 blocos de concreto com o propósito oficial de regenerar a fauna marinha. Os pescadores espanhóis denunciam, no entanto, que uma de suas melhores zonas de pesca foi destruída e pedem a retirada dos blocos.



O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, já transmitiu esta exigência no início do mês ao seu colega britânico David Cameron, lembrou o chanceler. Mas o ministro principal do rochedo, Fabian Picardo, afirmou recentemente que "o inferno congelará antes de o governo de Gibraltar mover qualquer destes blocos". A Espanha, que cedeu Gibraltar à Grã-Bretanha ao término de uma disputa militar em 1713, exige há décadas este território de 7 km2 e 30.000 habitantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação