Mundo

Monumento do exército soviético é pintado de rosa em Sofia, na Bulgária

O monumento já havia sido transformado em 2011 por artistas desconhecidos, que pintaram uniformes de super-heróis sobre as esculturas

Agência France-Presse
postado em 21/08/2013 10:20
Sófia - O principal monumento do exército soviético em Sófia foi pintado de rosa na madrugada desta quarta-feira (21/8), um ato ousado com o qual anônimos recordaram a invasão da Tchecoslováquia pelo Pacto de Varsóvia há 45 anos. A grande escultura de bronze, que representa nove soldados soviéticos, foi pintada com as frases "Praga 68" e "Bulgária se desculpa".

À cima, a escultura pintada para representar super-heróis, 2011. Abaixo, o monumento pintado de rosa
O monumento já havia sido transformado em 2011 por artistas desconhecidos, que pintaram uniformes de super-heróis sobre as esculturas, como o Super-Homem, mas também o Papai Noel e até o palhaço mascote da rede de fast-food americana McDonald;s.



A Bulgária, como membro do Pacto de Varsóvia, enviou tropas na invasão da ex-Tchecoslováquia na madrugada de 20 para 21 de agosto de 1968, que acabou brutalmente com a revolta dos reformistas da Primavera de Praga. A Bulgária foi o último país do Pacto de Varsóvia a pedir desculpas oficialmente, em 1990, por seu papel na invasão.

O monumento, construído no centro da cidade em homanegem ao exército soviético que propiciou a instalação do regime comunista na Bulgária após a Segunda Guerra Mundial, provocou um intenso debate no país sobre sua destruição ou não.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação