Mundo

Guerrilheiros da ELN libertam canadense capturado há oito meses na Côlombia

Wober foi entregue pelo ELN na zona rural do departamento de Bolívar. Segundo comunicado da Cruz Vermelha, Wober foi examinado por um médico que acompanhou a missão de resgate

postado em 27/08/2013 16:19

Bogotá ; O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) confirmou que Wober foi transportado em um helicóptero da organização internacional do norte da Colômbia, onde foi solto, até a cidade de Barrancabermeja (403 km ao nordeste de Bogotá).

Depois, Wober foi transferido para a cidade de Bogotá, onde se reuniu com autoridades da embaixada canadense na Colômbia e será submetido a exames médicos "de maior profundidade".

O chefe da delegação do CICR na Colômbia, Jordi Raich, disse que Wober "parece ter bom estado de saúde", segundo um médico dessa ONG humanitária que o examinou antes de partir da zona rural do departamento de Bolívar, onde foi solto. Além de membros do CICR, a missão que recebeu o cidadão canadense das mãos dos guerrilheiros incluiu representantes da Igreja católica colombiana.

O ELN disse que a libertação de Wober seria possível depois que a mineradora canadense Braeval Mining - para a qual o refém trabalha - anunciou em 24 de julho a devolução dos títulos mineiros "dos quais havia se apoderado" no departamento de Bolívar.




Wober, de 47, foi sequestrado em 18 de janeiro junto com dois peruanos e três colombianos, que também trabalhavam para a Braeval, com sede em Toronto. Os cinco foram postos em liberdade um mês depois.

No final de julho, a companhia canadense renunciou às suas atividades na Colômbia, devido às "desfavoráveis condições de mercado e planos de reorientar os esforços para seus outros projetos", sem mencionar o caso do engenheiro sequestrado.

Em comunicado publicado nesta terça, o primeiro comandante do ELN, Nicolás Rodríguez, disse esperar que o "ato humanitário" da libertação de Wober "contribua para uma troca saudável e para a paz da Colômbia".

"Queremos ressaltar em nossa mensagem que esse desfecho bem-sucedido prova que são possíveis as soluções negociadas dos conflitos, existindo ainda interesses contrapostos", disse Rodríguez.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação