Mundo

Dois prisioneiros do presídio americano de Guantánamo voltam à Argélia

O presidente Barack Obama prometeu fechar Guantánamo quando assumiu o poder em 2009, mas quatro anos depois o centro de detenção continua aberto

Agência France-Presse
postado em 29/08/2013 10:14
Washington - Dois prisioneiros argelinos do presídio militar americano de Guantánamo foram repatriados para seu país, anunciou nesta quinta-feira (29/8) o Pentágono em um comunicado. "Nabil Said Hadjarab e Mutia Sadiq Ahmad Sayyab foram entregues ao governo argelino", assegurou o departamento de Defesa.

[SAIBAMAIS]Esta repatriação faz parte dos esforços do governo americano para fechar o centro de detenção americnao situado na ilha de Cuba, como anunciou a Casa Branca em julho. O último detido transferido foi o canadense Omar Jadr, que foi enviado a seu país em setembro de 2012. Atualmente restam 164 presos em Guantánamo. "Os Estados Unidos reconhecem a boa vontade do governo argelino de apoiar os atuais esforços para fechar o centro de detenção de Guantánamo", afirmou o Pentágono. Os dois países realizaram uma coordenação apra assegurar a transferência dos prisineiros dentro das medidas humanitárias e de segurança apropriadas, segundo o departamento de Defesa.



O presidente Barack Obama prometeu fechar Guantánamo quando assumiu o poder em 2009, mas quatro anos depois o centro de detenção - que começou a funcionar depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 - continua aberto.A grande maioria dos presos nunca foi julgada ou mesmo indiciada. Dezenas deles realizam uma greve de fome há meses para protestar por esta situação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação