Agência France-Presse
postado em 02/09/2013 10:20
Cidade do Vaticano - "Guerra nunca mais, guerra nunca mais", tuitou nesta segunda-feira (2/9) em nove idiomas o papa Francisco, reiterando na rede social o apelo de domingo (1;/9) na Praça de São Pedro contra qualquer solução militar para o conflito na Síria.Os tweets do papa são recebidos por cerca de 9 milhões de seguidores em nove línguas, incluindo 3,5 milhões em espanhol e 2,9 em inglês, e apenas 86 mil em árabe. Eles podem, evidentemente, ser reenviados, o que aumenta o seu alcance.
[SAIBAMAIS]Elevando a voz no domingo (1;) para condenar veementemente o uso de armas químicas e ameaçando com o "julgamento de Deus" e o "julgamento da História" os responsáveis por massacres em guerras, o Papa fez um apelo à comunidade internacional a parar todas as guerras e salvar a Síria: "queremos que em nossa sociedade dilacerada por divisões e conflitos, exploda a paz. Não à guerra! Não à guerra! "
"Meu coração está profundamente magoado com o que está acontecendo na Síria e angustiado pelos acontecimentos dramáticos que se avizinham", acrescentou durante a oração dominical do Angelus. Os ataques limitadas para punir o regime de Bashar al-Assad por seu suposto uso de armas químicas contra civis, estão sendo preparados pelos Estados Unidos e França.
Além disso, o Vaticano anunciou que o cardeal francês Jean-Louis Tauran, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, representará o Papa Francisco numa conferência organizada pela família real Hashemita em Amã na terça e quarta-feira sobre os "Desafios dos cristãos árabes no Oriente Médio".