Mundo

Erro em ataque químico teria causado massacre na Síria, revela revista

Schindler citou uma conversa telefônica interceptada entre um alto dirigente do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime sírio, e um diplomata iraniano

postado em 04/09/2013 19:28
Berlim - Os serviços secretos da Alemanha consideram que o regime sírio é o responsável pelo ataque com armas químicas no dia 21 de agosto, na região de Damasco, mas o grande número de óbitos seria resultado de um erro de dosagem, revela nesta quarta-feira (4/8) a revista Der Spiegel.

Segundo a revista, que cita uma apresentação confidencial realizada pelo chefe dos serviços de espionagem da Alemanha (BND), Gerhard Schindler, o ataque foi realizado pelas forças do regime sírio, mas não há prova definitiva.

[SAIBAMAIS]Para o BND, apenas os especialistas do regime do presidente Bashar al-Assad têm substâncias como o gás sarin e são capazes de misturá-las e utilizá-las por intermédio de pequenos mísseis. Schindler afirma que os rebeldes não têm capacidade técnica para realizar tal ataque, segundo Der Spiegel.



O chefe do BND estima que o grande número de mortos decorrente do ataque foi resultado de um erro na mistura dos agentes químicos, e que ações similares realizadas antes de 21 de agosto utilizaram uma versão mais diluída do gás.

Durante a apresentação do relatório a parlamentares, Schindler citou uma conversa telefônica interceptada entre um alto dirigente do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime sírio, e um diplomata iraniano.

O responsável do Hezbollah teria atribuído o ataque a Assad, devido à "perda de controle" do presidente, e qualificado a decisão de "grave erro".

Este novo elemento pode pesar no debate sobre uma eventual intervenção militar externa, ao confirmar a tese de responsabilidade do regime de Damasco no ataque químico, destaca Der Spiegel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação