Agência France-Presse
postado em 05/09/2013 15:11
Um homem desconhecido ateou fogo em seu próprio corpo em frente ao Palácio das Nações em Genebra, nesta quinta-feira (5/9), deixando como pistas apenas um retrato de um militar e documentos sobre casos de imolação no Tibete.A polícia foi chamada às 1h00 da madrugada ao edifício que abriga a Organização das Nações Unidas. O homem foi encontrado deitado de costas com grande parte do corpo queimado. Ao seu lado havia uma garrafa com gasolina, informou a polícia em um comunicado.
Nas proximidades, as autoridades também encontraram o retrato de um militar com o símbolo dos Tigres de Liberação do Tâmil, os rebeldes separatistas do Sri Lanka, e documentos sobre imolações no Tibete, onde foram registrados vários casos de monges recorrendo a este ato de desespero.
"São pistas totalmente diferentes. Mas, por enquanto, são os únicos elementos que dispomos", indicou o porta-voz da polícia.
A vítima foi imediatamente conduzida ao hospital de emergência de Genebra, e depois de helicóptero ao centro especializado em queimaduras de Lausanne, mas não resistiu aos ferimentos e morreu nesta tarde. O homem ainda não foi identificado.
Em fevereiro de 2009, um tâmil de 26 anos, estudante em Londres, imolou-se quase sem testemunhas em frente à sede da ONU para denunciar o sofrimento da minoria tâmil no Sri Lanka, país de maioria cingalesa.