Mundo

Kerry se reunirá com presidente palestino na segunda-feira em Londres

O encontro entre Abbas e Kerry irá ocorrer em Londres após o giro de Kerry de 6 a 9 de setembro por Lituânia, França e Reino Unido

Agência France-Presse
postado em 05/09/2013 15:52

Espera-se que Kerry chegue a Londres na segunda-feira (9/9)

Washington - O secretário americano de Estado, John Kerry, se reunirá na segunda-feira (9/9) em Londres com o presidente palestino, Mahmud Abbas, para conversar sobre as negociações diretas em andamento entre israelenses e palestinos, informou nesta quinta-feira (5/9) o departamento de Estado.

Este novo encontro entre Abbas e Kerry, que se reuniram diversas vezes nos últimos cinco meses, irá ocorrer em Londres após o giro de Kerry de 6 a 9 de setembro por Lituânia, França e Reino Unido, disse a porta-voz do departamento de Estado, Jennifer Psaki.

"Enquanto estiver em Londres, (Kerry) se reunirá com o presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas para falar de vários temas, entre eles as negociações diretas em curso entre israelenses e palestinos", disse Psaki em uma coletiva de imprensa.



Espera-se que Kerry chegue a Londres na segunda-feira (9/9) depois de passar no sábado por Vilna, que preside atualmente a União Europeia, e no domingo por Paris, entre outros motivos para se reunir com representantes da Liga Árabe, disse Psaki.

As negociações diretas de paz entre israelenses e palestinos, retomadas no fim de julho, não registraram progressos, disse na quarta-feira Yasser Abed Rabo, negociador e secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

Várias autoridades palestinas criticaram a participação direta dos Estados Unidos nas discussões.

Washington, que tem como emissário para estas discussões o diplomata Martin Indyk, impôs uma barreira midiática sobre estas discussões.

Depois de três anos de estancamento, israelenses e palestinos retomaram nos dias 29 e 30 de julho negociações diretas em Washington após intensos esforços de Kerry. Depois voltaram a se ver ao menos três vezes em agosto e no início de setembro em Jerusalém.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação