Mundo

Holanda é declarada responsável pela morte de três muçulmanos em Srebrenica

O juiz Floris Bakels considerou que eximir Haia de qualquer responsabilidade significaria que "a justiça não teria praticamente nenhuma chance de julgar as intervenções armadas"

Agência France-Presse
postado em 06/09/2013 09:57
Haia - O Tribunal de Justiça da Holanda declarou nesta sexta-feira (6/9) o Estado holandês responsável pela morte de três muçulmanos bósnios, mortos em 1995 durante o massacre de Srebrenica depois de serem expulsos da base dos capacetes azuis holandeses na Bósnia.

"A decisão (do tribunal de apelação) fica confirmada", declarou o juiz Floris Bakels, que lembrou que Haia entrou com um recurso depois que o tribunal de apelação estimou no dia 5 de julho que os soldados holandeses do batalhão Dutchbat não deveriam ter expulsado as três vítimas de sua base.

[SAIBAMAIS]Os três muçulmanos mortos são um eletricista do Dutchbat, Rizo Mustafic, e o pai e o irmão de um intérprete do Dutchbat, Hasan Nuhanovic. Os demandantes neste caso são a família de Rizo Mustafic, assim como Hasan Nuhanovic.



O juiz Floris Bakels considerou que eximir Haia de qualquer responsabilidade significaria que "a justiça não teria praticamente nenhuma chance de julgar as intervenções armadas". "É inaceitável", considerou. Após a divulgação do veredicto, os familiares das vítimas começaram a chorar e se abraçaram.

"Sinto-me muito aliviada", declarou Alma Mustafic, a filha do eletricista assassinado. "É muito difícil fazer um luto, mas espero que esta decisão nos ajude", acrescentou. "É fantástico, realmente genial", disse Hasan Nuhanovic, acrescentando: "Ainda é muito cedo para descrever exatamente o que sinto neste momento".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação