Mundo

Motorista bêbado confessa crime em vídeo e causa furor na web

Agência France-Presse
postado em 06/09/2013 21:13
Washington - Causou furor na internet o vídeo que mostra um motorista bêbado do estado de Ohio, norte dos Estados Unidos, confessando sua responsabilidade por um acidente fatal provocado pelo excesso de álcool e aconselhando para que o trágico erro não se repita.

O vídeo de qualidade profissional foi divulgado pelo portal BecauseISaidIWould.com. Nele, o motorista de 22 anos faz sua confissão: "Meu nome é Matthew Cordle e, em 22 de junho de 2013, atingi e matei Vincent Canzani. Este vídeo serve como minha confissão".

Até as 14H00 desta sexta-feira, o filme havia sido visualizado mais de 137.000 vezes no site Youtube.

A confissão dura três minutos e meio e começa com uma música dramática. Cordle, sentado num quarto escuro, com o rosto escondido por efeito de pixels, relata como "desmaiou" ao volante depois de uma noite de "consumo abusivo" de álcool e bateu, assim, em outro veículo numa pista inter-estadual.

"Quando me acusarem vou me declarar culpado e assumirei a responsabilidade por tudo o que fiz a Vincent e sua família", disse Cordle quando o efeito que esconde seu rosto desaparece e a câmera revela uma visão clara de sua face e seu braço, marcado por cicatrizes.

Cordle disse que "advogados muito poderosos" o informaram que ele poderia obter uma redução da pena ou não cumprir pena nenhuma caso concordasse em mentir. "Mas eu não vou desonrar a memória de Vincent e mentir sobre o que aconteceu".

O vídeo termina com Cordle olhando para a câmera e dizendo aos espectadores: "Estou pedindo que, por favor, não bebam e dirijam. Não posso trair Canzani novamente (...) mas vocês ainda podem se salvar. Suas vítimas também."

Alex Sheen, fundador do BecauseISaidIWould.com, site financiado por doações onde as pessoas podem vir a público com promessas, disse que Cordle o abordou mês passado através do Facebook.

"Não conheço Matt além disso", afirmou Sheen à rede de televisão CNN.

Se for condenado, Cordle pode receber uma sentença de prisão aberta de até oito anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação