Mundo

Líder da oposição conservadora vence eleições gerais na Austrália

Com 21% dos votos apurados, o canal ABC prevê que a coalizão liderada pelo Partido Liberal de Abbott conquistará 90 das 150 cadeiras da Câmara dos Deputados

Agência France-Presse
postado em 07/09/2013 08:43
Sydney - O líder da oposição conservadora Tony Abbott venceu as eleições gerais na Austrália, ao superar o primeiro-ministro trabalhista Kevin Rudd, anunciou a televisão pública ABC. "A coalizão conservadora já garantiu 74 cadeiras. Com base neste resultado, vão conseguir a maioria. Acredito que podemos dizer que o governo foi derrotado. Neste momento, estou vendo o (partido) Trabalhista atrás e perdendo cadeiras", declarou Antony Green, analista da emissora.



Com 21% dos votos apurados, o canal ABC prevê que a coalizão liderada pelo Partido Liberal de Abbott conquistará 90 das 150 cadeiras da Câmara dos Deputados. A emissora prevê que o Partido Trabalhista vai conseguir 58 cadeiras, enquanto outras duas seriam conquistadas por independentes.

Vários líderes trabalhistas, incluindo o ministro da Defesa Stephen Smith, reconheceram o resultado. "O governo será derrotado esta noite", disse Smith. Os trabalhistas ocuparam o poder durante dois mandatos consecutivos de três anos, que foram marcados por uma economia próspera, mas também pelas lutas internas do partido que acabaram cansando os australianos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação