Agência France-Presse
postado em 07/09/2013 21:25
Paris - O secretário de Estado americano, John Kerry, elogiou neste sábado a declaração da União Europeia (UE) pedindo uma resposta forte ao suposto ataque químico na Síria. "Fui encorajado pela declaração da UE", afirmou Kerry, em entrevista coletiva com o colega francês, Laurent Fabius."Vários países - uma cifra de dois dígitos - estão preparados para fazer parte de uma ação militar", acrescentou. "Contamos com mais países dispostos a participar de uma ação militar do que poderíamos, hoje, utilizar no tipo de ação que contemplamos."
[SAIBAMAIS]Fabius também elogiou o apoio crescente à ideia de uma ação na Síria. "Existe um apoio amplo e crescente. Agora, sete dos oito países do G8 compartilham esta ideia", afirmou.
O chanceler francês desmentiu que a França e os Estados Unidos estejam isolados no cenário internacional em sua vontade de realizar uma ação militar contra Damasco. "É o contrário", assegurou. Paris e Washington são a favor de uma ação "curta e com objetivos precisos", afirmou o chanceler francês.
Leia mais notícias em Mundo
O secretário de Estado falou em francês para uma opinião pública contrária a uma intervenção militar da França na Síria (68%, segundo uma pesquisa Ifop divulgada hoje).
"Não estamos falando em guerra. Não se trata de Iraque ou Afeganistão, sequer de Líbia ou Kosovo. Os Estados Unidos acreditam que a única forma de acabar verdadeiramente com o conflito sírio passa por uma solução política", afirmou Kerry para a imprensa francesa.