Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ataque militar na Síria pode provocar 'conflagração regional', segundo ONU

Segundo a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, "há poucas dúvidas sobre a utilização de armas químicas na Síria, mas ainda devem ser esclarecidas todas as circunstâncias e responsabilidades"

Genebra - Um ataque militar contra a Síria pode desencadear "uma conflagração regional", declarou nesta segunda-feira (9/9) a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay. "Há poucas dúvidas sobre a utilização de armas químicas na Síria, mas ainda devem ser esclarecidas todas as circunstâncias e responsabilidades", disse Pillay na abertura da 24; sessão do Conselho de Direitos Humanos.

[SAIBAMAIS]"Esta situação espantosa exige uma ação internacional, mas uma resposta militar ou continuar a entrega de armas podem desencadear uma conflagração regional", disse Pillay. "Não há solução fácil, uma via evidente para sair do pesadelo, exceto negociações imediatas, passos concretos para acabar com o conflito", acrescentou. "Os Estados, junto com as Nações Unidas, devem encontrar o meio para levar as partes em conflito à mesa de negociações e terminar com o derramamento de sangue", afirmou a Alta Comissária.