Jornal Correio Braziliense

Mundo

Confrontos entre islamitas e rebeldes xiitas deixam 42 mortos no Iêmen

Partidários armados do líder tribal Hamid al-Ahmar se enfrentam há dias na província de Amran, ao norte de Sanaa, informaram estas fontes

Sana - Ao menos 42 pessoas perderam a vida nos últimos 10 dias em confrontos entre islamitas sunitas e rebeldes zaiditas xiitas no Iêmen, indicaram nesta segunda-feira (9/9) fontes tribais. Partidários armados do líder tribal Hamid al-Ahmar, um líder do partido islamita sunita Al-Islah, e rebeldes zaiditas, um braço do xiismo, se enfrentam há dias na província de Amran, ao norte de Sanaa, informaram estas fontes.

[SAIBAMAIS]Estes novos confrontos ocorreram poucos dias antes do fim do diálogo nacional lançado cinco meses após a renúncia, em fevereiro de 2012, do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, após meses de manifestações. Os rebeldes zaiditas, que controlam uma parte do norte do Iêmen desde que se levantaram em 2004 contra o poder central de Sanaa, participam deste diálogo.



Os rebeldes zaiditas se rebelaram em 2004 contra o poder de Saleh, já que consideravam que estavam marginalizados nos planos político, social e religioso. Os combates com o exército deixaram milhares de mortos. Em fevereiro de 2010 uma trégua foi alcançada.