Mundo

Ban Ki-moon pede a criação de zonas supervisionadas pela ONU na Síria

O secretário-geral da ONU pretende que, com a criação das zonas, as armas químicas sejam destruídas

Agência France-Presse
postado em 09/09/2013 13:38
Ban Ki-moon chega em São Petersburgo, um dia antes da Cúpula do G20

Nações Unidas -
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira (9/9) a criação na Síria de zonas supervisionadas pelo organismo onde as armas químicas possam ser destruídas.

[SAIBAMAIS]Em uma tentativa de superar a "vergonhosa paralisia" do Conselho de Segurança em relação ao conflito sírio, Ban declarou à imprensa que pode propor ao organismo a criação destas zonas se os inspetores que estiveram na Síria no mês passado confirmarem que estas armas proibidas foram utilizadas. "Estou considerando propor ao Conselho de Segurança que peça a transferência imediata dos depósitos de armas químicas e de precursores químicos da Síria a locais no interior da Síria, onde possam ser armazenados e destruídos de forma segura", disse Ban.

Seu anúncio ocorreu depois que o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, convocou a Síria a colocar seu arsenal químico sob supervisão internacional para afastar a ameaça de uma intervenção militar ocidental. Ban deu as boas-vindas à iniciativa russa e disse que a Síria "deveria estar de acordo com estas propostas", acrescentando que haveria uma ação veloz da comunidade internacional para garantir que as armas sejam destruídas. Mas, acrescentou Ban, "primeiro e antes de tudo a Síria deve estar de acordo com isto".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação