Mundo

EUA dispostos a acompanhar plano russo sobre armas químicas sírias

Moscou tomou mais cedo a iniciativa diplomática, anunciando um plano para que a Síria coloque suas armas químicas sob controle internacional

Agência France-Presse
postado em 09/09/2013 15:13
Washington - Os Estados Unidos planejam acompanhar a Rússia para averiguar se o plano para que a Síria entregue suas armas químicas é confiável, disse um funcionário de alto escalão nesta segunda-feira (9/9).

Mas Ben Rhodes, assessor adjunto da Segurança Nacional americana, afirmou à rede MSNBC que Washington não reduzirá a pressão sobre Damasco e está alerta para uma possível manobra para retardar uma eventual ofensiva militar.



[SAIBAMAIS]Moscou tomou mais cedo a iniciativa diplomática, anunciando um plano para que a Síria coloque suas armas químicas sob controle internacional, com o objetivo de deter os ataques aéreos americanos.

"Acredito que acompanharemos junto a outros países para avaliar a seriedade da proposta", disse Rhodes. "Ao mesmo tempo, será muito importante não tirarmos a pressão", acrescentou.

Washington vai se interessar pela iniciativa russa "apenas se for uma proposta confiável", advertiu. "O que não queremos é outra manobra dilatória".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação