Mundo

Alta radiação detectada em poço de monitoramento de Fukushima

Muitos dos tanques foram usados para resfriar os reatores fundidos após terem sofrido sérios danos com o terremoto

Agência France-Presse
postado em 09/09/2013 15:39
Tóquio - A operadora da usina nuclear avariada de Fukushima informou nesta segunda-feira (9/9) que água subterrânea de um poço de observação próximo a um tanque de armazenamento danificado apresentou níveis elevados de radiação.

As descobertas significam que "agora parece mais provável" que a água radioativa dos tanques danificados tenha se misturado à água subterrânea da região, reportaram as agências de notícias Jiji Press e Kyodo, citando a companhia Tokyo Electric Power Company (TEPCO).

Muitos dos tanques foram usados para resfriar os reatores fundidos após terem sofrido sérios danos com o terremoto seguido de um tsunami em março de 2011. No poço detectou-se uma radiação de 3.200 becqueréis por litro de materiais emissores de raios beta, inclusive estrôncio.



Na semana passada, o governo japonês anunciou um plano de meio bilhão de dólares para conter os vazamentos, criando um muro de gelo debaixo da usina. A TEPCO também planeja usar poços para bombear a água subterrânea antes que se infiltre no mar.

Mas, segundo a agência Kyodo, as últimas descobertas poderiam afetar este plano, uma vez que o poço de bombeamento mais próximo está a apenas 130 metros de distância do local de monitoramento de onde a amostra foi coletada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação