Mundo

Partidos políticos do Paquistão decidem abrir diálogo com talibãs

A Conferência de Todos os Partidos (APC) do Paquistão pediu ao governo federal a abertura de negociações com os rebeldes

Agência France-Presse
postado em 09/09/2013 16:40
Islamabad- Os principais partidos políticos paquistaneses se pronunciaram nesta segunda-feira (9/9) a favor da abertura das negociações de paz com os rebeldes islamitas talibãs, que elogiaram por sua vez a iniciativa.

Reunida em Islamabad, a denominada Conferência de Todos os Partidos (APC) do Paquistão pediu ao governo federal a abertura de negociações com os rebeldes, na esperança de acabar com os atentados que deixaram milhares de vítimas no país desde 2007.

Adotada pelos partidos da maioria e da oposição após um longo debate, a resolução final da Conferência concede "total confiança" ao primeiro-ministro Nawaz Sharif.



Nawaz Sharif, que já foi primeiro-ministro nos anos 1990, voltou ao poder em maio após a vitória de seu partido nas eleições gerais, depois de uma campanha na qual se disse disposto a negociar com os rebeldes para acabar com a violência.

A resolução da APC ratifica assim o apoio de todos os partidos a esta política de abertura de Sharif. Já o Movimento Talibã do Paquistão (TTP), principal grupo armado do país, saudou esta iniciativa.

"Saudamos este anúncio e o fato de que o governo parece pela primeira vez disposto a negociações de paz", declarou à AFP o porta-voz desse movimento, Shahidullah Shahid.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação