Mundo

França julga proposta russa sobre controle arsenal da Síria "admissível"

Fabius estimou ainda que o ataque químico de 21 de agosto deve ser levado à "Corte Penal Internacional"

Agência France-Presse
postado em 09/09/2013 18:49
Paris - A proposta russa de colocar sob controle internacional o arsenal químico da Síria é "admissível" desde que sejam observadas "ao menos três condições", disse nesta segunda-feira (9/9) o chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, ao exigir "compromissos precisos, rápidos e verificáveis" por parte de Damasco.

"A proposta do ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, merece um exame preciso", declarou Fabius, estimando que "seria admissível sob ao menos três condições": o presidente sírio, Bashar al Assad "deve se comprometer imediatamente com o controle internacional e permitir a destruição da totalidade de seu arsenal químico", "esta operação deve ser realizada com base em uma resolução vinculante do Conselho de Segurança; e sob um calendário curto e com consequências firmes caso não se respeitem os compromissos".



Fabius estimou ainda que o ataque químico de 21 de agosto deve ser levado à "Corte Penal Internacional" porque "os responsáveis não podem ficar impunes".

"Pedimos compromissos precisos, rápidos e verificáveis de parte do regime sírio", concluiu. A França é o principal aliado dos Estados Unidos em uma eventual operação militar contra o regime em Damasco, acusado de matar centenas de civis em um ataque com armas químicas contra um subúrbio da capital síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação