Mundo

Jens Stoltenberg reconhece derrota, direita reivindica vitória "histórica"

Os quatro partidos de direita e de centro-direita possuem uma maioria de 96 assentos das 169 cadeiras do Parlamento

Agência France-Presse
postado em 09/09/2013 19:52
Oslo - O primeiro-ministro trabalhista norueguês, Jens Stoltenberg, reconheceu sua derrota nas eleições legislativas desta segunda-feira (9/9), enquanto a líder da direita, a conservadora Erna Solberg, reivindicou uma "vitória eleitoral histórica".

"Hoje, os eleitores deram com seu voto uma vitória eleitoral histórica para os partidos ;burgueses; [uma expressão que designa os partidos de direita e de centro-direita], declarou Solberg diante de seus partidários. O atual primeiro-ministro, o trabalhista Jens Stoltenberg, anunciou que apresentará a sua renúncia no mês que vem.



"De acordo com a tradição parlamentar norueguês, apresentarei a renúncia do meu governo depois da entrega do orçamento no dia 14 de outubro, quando estiver claro que há uma base parlamentar para (a formação de) um novo governo", declarou ele diante dos militantes de seu partido em Oslo.

Os quatro partidos de direita e de centro-direita possuem uma maioria de 96 assentos das 169 cadeiras do Parlamento, segundo as estimativas apresentadas pelo Escritório Norueguês de Estatísticas após a apuração de 75% dos votos.

No poder desde 2005, a coalizão de centro-esquerda do primeiro-ministro trabalhista Jens Stoltenberg obteve 72 assentos, segundo as mesmas estimativas. O último assento ficou com um partido ecologista independente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação