Mundo

Quatro sobreviventes de massacre na Noruega são eleitos deputados

No total, o Partido Trabalhista obteve 55 assentos dos 169 do grupo parlamentar norueguês

Agência France-Presse
postado em 10/09/2013 13:17
Oslo - Quatro jovens trabalhistas que sobreviveram ao massacre realizado por Anders Behring Breivik na ilha de Utoya em 2011 passarão a integrar o Parlamento norueguês, anunciou nesta terça-feira (10/9) o Partido Trabalhista após as eleições legislativas de segunda-feira.

[SAIBAMAIS]Trinta e três jovens que escaparam das balas do extremista de direita no dia 22 de julho de 2011 eram candidatos a estas eleições. Apesar dos maus resultados obtidos pela coalizão em fim de mandato de esquerda de Jens Stoltenberg, quatro deles conseguiram ser eleitos, indicou Anne Oden, porta-voz do grupo parlamentar trabalhista. No total, o Partido Trabalhista obteve 55 assentos dos 169 do grupo parlamentar norueguês. Breivik, que acusava suas vítimas de serem a favor do multiculturalismo, abriu fogo em um acampamento de férias de verão da juventude trabalhista deixando 69 mortos, em sua maioria adolescentes. Pouco antes, detonou uma bomba perto da sede do governo, em Oslo, deixando oito vítimas.



O extremista de direita foi condenado em agosto de 2012 à pena máxima, ou seja, 21 anos de prisão, que pode ser prolongada enquanto for considerado uma ameaça para a sociedade. As legislativas de segunda-feira terminaram com uma clara vitória da direita, o que abre caminho para um novo governo que incluiria o Partido do Progresso (FrP), formação populista anti-imigração, da qual Breivik foi membro durante algum tempo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação