Mundo

Retirada total de tropas do Afeganistão em 2014 'não é uma opção' para EUA

A afirmação foi de James Dobbins, enviado especial de Washington para Afeganistão e Paquistão. Atualmente, 100.000 soldados estrangeiros estão mobilizados no Afeganistão

Agência France-Presse
postado em 10/09/2013 14:42
O enviado especial de Washington para Afeganistão e Paquistão, James Dobbins, se disse cético nesta terça-feira (10/9) a respeito de uma retirada total das tropas americanas do Afeganistão, prevista para o fim de 2014, informando que os dois países querem manter um mínimo de soldados.

De acordo com Dobbins, a retirada total do Afeganistão de todos os soldados americanos no fim de 2014 "não é uma opção" para os Estados Unidos. "Sem dúvida é uma possibilidade para os afegãos: se já não querem a ajuda de ninguém, não vamos ficar, mas não penso que os afegãos tomarão esta decisão", disse ante um grupo de reflexão em Washington.



Segundo o enviado especial, "vários milhares de soldados americanos e vários milhares de soldados da Otan" provavelmente permanecerão no Afeganistão em 2015 e depois.

Atualmente, 100.000 soldados estrangeiros estão mobilizados no Afeganistão, dois terços dos quais são americanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação