Mundo

Onze balseiros cubanos desembarca em praia na Flórida

Os homens viajaram três dias em uma embarcação precária e foram levados para um abrigo

Agência France-Presse
postado em 10/09/2013 15:31
Onze homens com idades variando entre 25 e 45 anos conseguiram chegar na segunda-feira com sua embarcação na turística praia de Hollywood, norte de Miami, onde beijaram a areia numa explosão de alegria e foram auxiliados pelos banhistas.

"Os 11 homens estavam em perfeita condição de saúde e, segundo as primeiras pessoas os viram, beijaram a areia e deram pulos de alegria", afirmou Elee Erice, porta-voz do Escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras de Dania Beach.

Segundo ela, os homens viajaram três dias em uma embarcação precária e foram levados para um abrigo, onde estão sendo atendidos e deverão se beneficiar das condições concedidas aos cidadãos cubanos nos Estados Unidos.

É muito raro que embarcações com imigrantes sem documentos cubanos cheguem às praias de Miami ou às zonas dos arredores, e, no geral, só conseguem chegar ao extremo sul da Flórida, que é a área mais de Cubana.

Sob a atual política de "Pés secos/pés molhados", os imigrantes cubanos indocumentados que são interceptados em alto-mar podem ser repatriados, enquanto que os que chegam a território americano podem ficar e, em questão de um ano, conseguem residência no país.

Segundo as últimas estatísticas da Guarda Costeira, desde que teve início este ano fiscal, em 1o. de outubro passado, foram interceptados 927 imigrantes cubanos no Estreito da Flórida.

Em 2012, entre as milhares de pessoas que se arriscaram a atravessar os 144 km que separam Cuba da Flórida, a Guarda Costeira americana interceptou 1.275 cubanos em alto-mar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação