Mundo

Rebeldes sírios anunciam retirada da cidade cristã próxima a Damasco

O porta-voz da Frente de Libertação de Qalamoun, que reúne as forças anti-regime no setor de Qalamoun, perto de Damasco, destacou que a retirada dos rebeldes é "condicional"

Agência France-Presse
postado em 10/09/2013 18:38
Rebeldes sírios anunciaram nesta terça-feira (10/9) sua retirada da cidade cristã de Maloula, perto de Damasco, dois dias depois de terem assumido o controle dessa localidade.

"Para nos assegurarmos de que não haverá mais sangue, e que os bens dos habitantes de Maloula serão preservados, o Exército Sírio Livre (ESL) anuncia que a cidade de Maloula será mantida fora dos combates entre o ESL e as tropas do regime", anunciou um porta-voz rebelde em um vídeo on-line.

O porta-voz da Frente de Libertação de Qalamoun, que reúne as forças anti-regime no setor de Qalamoun, perto de Damasco, destacou que a retirada dos rebeldes é "condicional". "O Exército e suas ;shabihas; (milícias) não devem entrar na cidade", explicou o porta-voz, que não teve o seu nome divulgado.



No domingo, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) anunciou que rebeldes sírios haviam assumido o controle da histórica cidade cristã de Maloula.

Maloula é estratégica para os rebeldes que tentam cercar Damasco e tomar a estrada principal que liga a capital a Homs, uma via crucial para o abastecimento das tropas do regime.

Também é uma das mais conhecidas cidades cristãs da Síria. Seus habitantes ainda falam aramaico, a língua de Jesus Cristo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação