Mundo

Incêndios na Argentina deixam um ferido e cerca de 450 evacuados

Os incêndios florestais atingiram a província de Córdoba

Agência France-Presse
postado em 10/09/2013 19:46
Os incêndios florestais que atingem a província de Córdoba, no centro da Argentina, já provocaram a evacuação de 450 pessoas e deixaram um ferido, informaram as autoridades nesta terça-feira. "Temos um ferido, um homem de 47 anos, e 450 evacuados", disse à imprensa o ministro do Desenvolvimento Social de Córdoba, Daniel Passerini.

O governo federal comunicou que colocou à disposição de Córdoba, San Luis, Neuquén e Tucumán "todos os recursos humanos e materiais para se combater as chamas".

Uma força de 250 bombeiros, auxiliada por aviões que lançam água, combate o grande incêndio desatado no início da semana e cujos principais focos ameaçam as localidades de Santa Rosa de Calamuchita, Villa Alpina e Yacanto, em uma região turística a 800 Km a noroeste de Buenos Aires.

"O governo provincial nos pediu para contratar no Chile hidroaviões especiais porque há uma nova frente (de incêndio) na vizinha província de San Luis", informou o ministro da Segurança, Sergio Berni.



As autoridades calculam que "25 mil hectares de vegetação já foram destruídos pelas chamas" em Córdoba. Na última segunda-feira (9/9), Fabián Vargas, coordenador dos bombeiros, afirmou que "trata-se do pior incêndio que já enfrentei".

Segundo Vargas, o avanço das chamas é favorecido pelas altas temperaturas, a baixa umidade, ventos de até 50 km/h e grande quantidade de pastos e vegetação secos.

Uma pessoa foi detida pela polícia sob a acusação de provocar o incêndio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação