Mundo

Papa diz que ateus, assim como católicos, podem tomar decisões morais

Francisco considera que a questão para as pessoas que não acreditam em Deus é ouvir sua consciência

Agência France-Presse
postado em 11/09/2013 12:03
Roma - O papa Francisco disse que os ateus, assim como os fiéis católicos, podem tomar decisões morais, em uma carta sem precedentes publicada nesta quarta-feira (11/9) no jornal italiano de esquerda La Repubblica, com a qual responde às perguntas levantadas pelo co-fundador do jornal. "A misericórdia de Deus não tem limites, se nos voltarmos a ele com um coração sincero e arrependido", disse nesta carta o líder de 1,2 bilhão de católicos.

Papa Francisco fala durante a audiência geral semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano
À pergunta sobre se "o Deus dos cristãos perdoa os que não acreditam nele e não buscam a fé", o papa responde afirmativamente e considera que "a questão para as pessoas que não acreditam em Deus é ouvir sua consciência. O pecado, inclusive para aqueles que não têm fé, é ir contra sua própria consciência". "Ouvi-la e obedecê-la significa decidir sobre o que é bom e o que é mau", acrescentou.

A carta responde de forma longa e detalhada às perguntas que o intelectual de esquerda e editorialista do La Repubblica, Eugenio Scalfari, um ateu declarado, formulou em julho e agosto ao papa argentino sobre as relações entre a religião, o homem e a sociedade moderna. Francisco responde a ele nas quatro primeiras páginas do jornal. "A cultura moderna fundada no século das luzes acusa frequentemente a Igreja e a cultura de inspiração cristã de representar "o obscurantismo da superstição que se opõe à luz da razão".



"Chegou a hora (...) de um diálogo aberto e sem preconceitos que pode reabrir a porta a um reencontro sério e frutífero", acrescenta o papa, que classifica este diálogo de "valioso e merecido". "Sinto-me confortável ouvindo suas perguntas e buscando com você as vias pelas quais pode ser que possamos começar a traçar um caminho juntos", acrescenta Francisco na resposta, sua mais nova tentativa de se aproximar dos não fiéis.

Em um parágrafo dedicado aos judeus, o papa escreve que "nas terríveis provas sofridas ao longo dos séculos", estes últimos "conservaram sua fé em Deus e, por isso, nunca estaremos suficientemente agradecidos a eles, como Igreja, mas também como humanidade". Por outro lado, o pontífice reconhece "a lentidão, as infidelidades, os erros e os pecados que aqueles que compõem a Igreja cometeram e ainda podem cometer".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação