Mundo

Dois anos e meio depois do tsunami, 2.600 corpos continuam desaparecidos

O fenômeno que submergiu mais de 500 km da costa no leste e norte do Japão arrastou tudo em sua passagem e é muito provável que muitos dos cadáveres estejam no Oceano Pacífico

Agência France-Presse
postado em 11/09/2013 13:04

Tóquio - Dois anos e meio depois do terremoto e tsunami de 11 de março de 2011 no nordeste do Japão, 2.654 corpos continuam desaparecidos em um total de 18.537 mortos, segundo os mais recentes dados da polícia nacional. O tsunami que submergiu mais de 500 km da costa no leste e norte do Japão arrastou tudo em sua passagem e é muito provável que muitos dos cadáveres estejam no Oceano Pacífico.

[SAIBAMAIS]A busca continua, apesar de a probabilidade de encontrar algum corpo parecer ínfima. Nesta quarta-feira, cerca de 90 policiais e guarda-costeiros continuavam rastreando a costa do distrito de Onahama, na prefeitura de Fukushima, a 50 km ao sul da acidentada central nuclear Fukushima Daiichi.




"Imagine os sentimentos das famílias dos desaparecidos, é muito triste", explicou Hiroshi Kuno, chefe da polícia. "Queremos encontrar os que foram arrastados ou pelo menos seus efeitos pessoais". Também foram feitas buscas nesta quarta em distintos lugares do litoral do nordeste do Japão.

O terremoto de magnitude 9,0 seguido de um tsunami e de inúmeras réplicas causou 10.834 mortos na prefeitura de Miyagi. Além disso, as autoridades registraram mais de 2.700 mortes "relacionadas com a catástrofe". Se levadas em consideração as mortes indiretas, o balanço total do desastre alcança quase 21 mil mortos e mais de seis mil feridos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação