Mundo

Rússia coloca "prestígio" em jogo no caso sírio, diz Casa Branca

Estados Unidos e França reafirmaram nesta quarta seu compromisso militar de intervir contra o regime sírio

Agência France-Presse
postado em 11/09/2013 18:08
Washington - A Rússia coloca o seu "prestígio" em jogo no processo diplomático dedicado a controlar as armas químicas da Síria, afirmou o governo americano nesta quarta-feira (11/9), um dia antes de uma reunião bilateral crucial em Genebra.

A proposta russa sobre a supervisão internacional do arsenal químico da Síria - aceita pelo regime de Bashar al-Assad - "mostra que a Rússia põe seu prestígio em risco", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em sua entrevista coletiva diária.

[SAIBAMAIS]"Depois de ter bloqueado durante dois anos as tentativas das Nações Unidas de fazer Assad prestar contas (...) desempenha, ou parece mostrar que quer desempenhar um papel construtivo", afirmou Carney, referindo-se à Rússia, o principal aliado do governo sírio.



Estados Unidos e França reafirmaram nesta quarta seu compromisso militar de intervir contra o regime sírio, se os esforços diplomáticos fracassarem.

"Evidentemente, permanecemos céticos a respeito do compromisso que a Síria assume. O regime de Assad não é muito confiável, quando se trata de respeitar os compromissos. Mas devemos explorar esta possibilidade" de uma solução diplomática, acrescentou o porta-voz.

Na quinta-feira, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, e o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, vão se reunir na Suíça para buscar uma solução para a divisão entre os ocidentais e a Rússia, aliada de Damasco, sobre a melhor maneira de fazer a Síria renunciar a seu arsenal químico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação