Mundo

Reunião de membros permanentes do Conselho de Segurança acaba sem avanços

Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China começaram na terça-feira a estudar o projeto francês para o desmantelamento do arsenal químico sírio

postado em 11/09/2013 19:25
Nova York - Os embaixadores dos cinco países membros do Conselho de Segurança da ONU se reuniram nesta quarta-feira (11/9) para discutir a forma de desmantelar o arsenal químico de Damasco, informaram fontes diplomáticas.

"Cada um apresentou sua posição, mas não houve uma verdadeira negociação", disse um diplomata da ONU depois da reunião de 45 minutos a portas fechadas realizada na missão russa na ONU.

[SAIBAMAIS]O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, afirmou mais cedo que as "atrocidades" cometidas na Síria representam um "fracasso coletivo" da comunidade internacional, exortando novamente o Conselho a tomar uma atitude.



Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China começaram na terça-feira a estudar o projeto francês para o desmantelamento do arsenal químico sírio, que indica a possibilidade de um recurso à força.

Mas o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, disse que seria "inaceitável" se o Conselho de Segurança adotasse uma resolução responsabilizando o presidente Bashar al-Assad pelo ataque de 21 de agosto no subúrbio de Damasco. A reunião do Conselho, que a princípio seria realizada na terça-feira, foi cancelada de última hora a pedido de Moscou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação