Uma foto de Peer Steinbrueck, rival social-democrata da chanceler alemã, Angela Merkel, fazendo um sinal obsceno provocou nesta quinta-feira (12/9) surpresa e indignação na Alemanha, a dez dias das eleições legislativas.
Steinbrueck reagiu mostrando o dedo médio a uma pergunta de um jornalista da revista de centro-esquerda Süddeutsche Zeitung sobre os nomes que recebeu durante a campanha.
Peer Steinbruck tinha aceitado participar dessa "entrevista muda" que tinha como princípio responder a perguntas com gestos imortalizados por um fotógrafo.
A imagem, que aparecerá na capa da edição de sexta-feira (13/9) da revista SZ Magazin, foi divulgada nesta quinta-feira (12/9) e imediatamente causou furor nas redes sociais.
O ministro alemão da Economia, Philipp Rosler (do partido liberal FDP), criticou o gesto de Steinbrueck, considerando-o inaceitável por parte de um candidato à chefia do governo.
A Alemanha realizará eleições legislativas no domingo, 22 de setembro. As pesquisas de opinião apontam a atual chanceler Angela Merkel como a favorita.