Agência France-Presse
postado em 12/09/2013 21:37
Ancara - Milhares de pessoas protestaram nesta quinta-feira, em várias cidades da Turquia, contra a morte de um manifestante na segunda-feira passada, o que provocou confrontos com a polícia.Em Istambul, a polícia dispersou a manifestação com jatos d;água e bombas de gás lacrimogêneo, e 20 pessoas foram detidas, segundo a CNN-Turquia. Também ocorreram incidentes em Izmir, Ancara, Mersin e Antakya, a última na região de fronteira com a Síria, onde o jovem manifestante Ahmet Atakan morreu na segunda-feira passada.
A família afirma que Atakan foi atingido em casa por um tiro disparado pela polícia, mas o governo informou que o jovem sofreu uma queda. O falecimento de Atakan provocou o recrudescimento da agitação em toda a Turquia, e o governo teme o retorno da revolta sem precedentes que abalou o país em junho passado.
O primeiro-ministro islâmico, Recep Tayyip Erdogan, acusou nesta quinta-feira o principal grupo da oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP), de ser o responsável pela volta da agitação. "Entenderam que não poderão vencer as eleições e colocam suas esperanças nas ruas", disse Erdogan em Istambul. A onda de protestos em junho deixou seis mortos e mais de 8 mil feridos, segundo a Associação Médica da Turquia.