Mundo

Japão desligará no domingo o último reator nuclear em funcionamento

Todas as centrais nipônicas fecharam progressivamente depois do acidente de Fukushima

Agência France-Presse
postado em 13/09/2013 08:08
Tóquio - Uma empresa do oeste do Japão desligará no domingo (15/9), para manutenção, o único reator nuclear ainda em funcionamento do país. A Kansai Electric Power (Kepco) realizará as primeiras operações no domingo e o reator número 4 da central de Ohi ser totalmente desligado na manhã de segunda-feira.



Todas as centrais nipônicas fecharam progressivamente depois do acidente de Fukushima, provocado pelo terremoto e tsunami de 11 de março 2011 no nordeste do Japão. Uma vez desligado o reator, o Japão estará totalmente privado de energia nuclear.

Funcionários fazem inspeção no local: desligamento de reator deixará Japão totalmente privado de energia nuclear

Fuga de vapor

Técnicos da central nuclear de Fukushima detectaram uma nova fuga de vapor, de causa desconhecida, sobre o reator 3, cujo prédio foi danificado em março de 2011 por uma explosão de hidrogênio, informou hoje a companhia Tokyo Electric Power (Tepco). O vapor foi observado pela primeira vez no dia 18 de julho passado, mas se dissipou e voltou a aparecer várias vezes até o dia 7 de agosto.

[SAIBAMAIS]Mas na manhã desta sexta-feira, o vapor voltou a ser observado, às 8h local (20h Brasília), por uma câmera de monitoramento, revelou a Tepco, operadora do complexo nuclear atingido pelo tsunami de 11 de março de 2011. O resfriamento da piscina e do reator prosseguem de forma estável, do mesmo modo que a introdução de nitrogênio, revela um e-mail da Tepco, acrescentando que não há mudança nos níveis de radiação na zona.

Apesar das afirmações do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, de que "a situação está sob controle", diversos incidentes seguem ocorrendo no complexo de Fukushima. Segundo o vice-presidente da Tepco, Zengo Aizawa, a central nuclear "ainda vive um estado de hospital de campo de batalha".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação