Mundo

Pescador sul-coreano escapa da Coreia do Norte 41 anos depois de sequestro

Jeon Wook-Pyo, de 68 anos, conseguiu de um dos países mais fechados do mundo, no início de agosto

Agência France-Presse
postado em 13/09/2013 09:57
Seul - Um pescador sul-coreano conseguiu escapar da Coreia do Norte quatro décadas depois de ter sido sequestrado em uma zona disputada do Mar Amarelo, anunciou nesta sexta-feira (13/9) uma fonte oficial sul-coreana. Jeon Wook-Pyo, de 68 anos, conseguiu escapar da Coreia do Norte, um dos países mais fechados do mundo, no início de agosto.

[FOTO1]
Atualmente "está sendo interrogado pelos serviços de segurança", indicou à AFP um funcionário governamental, sem fornecer mais detalhes. Segundo Seul, mais de 500 sul-coreanos, em sua maioria pescadores, foram sequestrados pela Coreia do Norte desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53).



Jeon foi sequestrado junto a outros 24 pescadores no dia 28 de dezembro de 1972. Não se sabe o paradeiro de seus companheiros. Tecnicamente, as duas Coreias seguem em guerra desde 1953, já que nenhum tratado de paz ratificou o armistício.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação