Mundo

ONU faz apelo por resgate de 500 mil presos em combates perto de Damasco

Em um comunicado, a chefe de operações humanitárias da ONU, Valerie Amos, se disse "extremamente preocupada com as informações de que 500 mil pessoas estão bloqueadas no subúrbio rural de Damasco"

Agência France-Presse
postado em 13/09/2013 18:08
Nova York - Centenas de milhares de pessoas estão "presas" na linha de fogo em meio aos combates travados nos arredores de Damasco, indicou nesta sexta-feira (13/9) a ONU ao convocar uma trégua para que sejam retiradas.

Em um comunicado, a chefe de operações humanitárias da ONU, Valerie Amos, se disse "extremamente preocupada com as informações de que 500 mil pessoas estão bloqueadas no subúrbio rural de Damasco" onde sofrem com a escassez de água, alimentos e medicamentos.

A situação, afirma, é particularmente dramática na população de Moadamiyet al-Sham, perto de Damasco, onde 12 mil moradores permanecem bloqueados depois da fuga de grande parte da população.

Leia mais notícias em Mundo

A cidade "está sendo assediada nos últimos 10 meses e é bombardeada todos os dias", ressaltou a ONU em um comunicado, afirmando que as organizações humanitárias não podem chegar até lá. "Peço a todas as partes que aceitem uma pausa nas hostilidades para permitir que as organizações humanitárias retirem os feridos" e ajudar os habitantes, acrescentou Amos.

A representante da ONU indicou que a organização havia distribuído 50 milhões de dólares de suas reservas de emergência para enfrentar as "necessidades crescentes" de ajuda em favor dos milhões de sírios deslocados no interior do país ou refugiados em países vizinhos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação