Agência France-Presse
postado em 13/09/2013 18:49
Erevan - A Armênia informou nesta sexta-feira (13/9) que estenderá a vida útil de sua antiga nuclear Metsamor, apesar das preocupações com a segurança sobre uma instalação da era soviética situada em uma área de atividade sísmica.
"A usina elétrica atômica operará até 2026", disse a jornalistas o ministro de Energia da Armênia, Armen Movsisyan.
No começo do mês, o presidente Serzh Sarkisian chegou a um acordo com a agência nuclear estatal russa Rosatom para ajudar a manter a usina funcionando além do prazo original de fechamento, previsto para 2016.
No ano passado, a Armênia tinha adiado o fechamento da usina até 2020.
Leia mais notícias em Mundo
Autoridades armênias dizem que a usina passou por restaurações consideráveis ao longo da última década e foi considerada em boas condições pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
[SAIBAMAIS]Construída nos anos 1970, a usina Metsamor encontra-se em uma das regiões mais sujeitas a terremotos do planeta, 30 km a oeste de Yerevan.
A instalação, que fornece quase 40% da eletricidade desta pequena nação do Cáucaso, foi fechada por cerca de sete anos depois de um terremoto devastador em 1988. Movsisyan disse que uma nova usina seria construída na próxima década para eventualmente substituir a de Metsamor.