Mundo

Oposição síria nomeia islâmico moderado como primeiro-ministro interino

Ele substitui no cargo Ghassan Hitto, que renunciou em julho sem conseguir formar um governo para administrar os territórios sírios em poder dos rebeldes hostis ao regime de Bashar al-Assad

Agência France-Presse
postado em 14/09/2013 17:54
Istambul - A Coalizão Nacional opositora síria designou neste sábado (14/9) o islamita moderado Ahmad Toamé para o posto de primeiro-ministro interino, informou este grupo que se opõe ao regime de Damasco.

A nomeação de Toamé foi aprovada por 75 dos 97 membros da Coalizão reunidos em Istambul.

Ele substitui no cargo Ghassan Hitto, que renunciou em julho sem conseguir formar um governo para administrar os territórios sírios em poder dos rebeldes hostis ao regime de Bashar al-Assad.



Em um discurso pronunciado diante dos membros da Coalizão, Tomé prometeu formar rapidamente a sua equipe e proclamar "uma nova independência" para a Síria.

"Em nossa nova república não haverá lugar para o menor desrespeito aos direitos humanos" afirmou.

A rebelião popular que eclodiu em março de 2011 contra o regime de Assad se transformou em uma guerra civil que já deixou mais de 110.000 mortos.

Neste sábado, Estados Unidos e Rússia chegaram a um acordo em Genebra que dá a Damasco uma semana para apresentar uma lista de suas armas químicas para que sejam destruídas até meados de 2014, e prevê uma resolução da ONU que autoriza o uso da força se o regime de Assad não cumprir seus compromissos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação