Agência France-Presse
postado em 14/09/2013 19:00
Nova York - A ONU aceitou formalmente, neste sábado (14/9), o pedido da Síria para aderir à Convenção de Armas Químicas, declarou uma porta-voz da organização.O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, "recebeu hoje o documento oficial de acesso à convenção por parte da República Árabe Síria", afirmou a porta-voz Vannina Maestracci.
[SAIBAMAIS]A assessora acrescentou que a convenção entrará em vigor para a Síria em 14 de outubro, 30 dias após a aceitação formal.
Esse movimento acrescenta mais uma peça ao quebra-cabeças diplomático para conter a ameaça de uma ação militar americana contra o regime de Bashar al-Assad.
Na quinta-feira, a Síria pediu para aderir à convenção, que proíbe a produção e o armazenamento de armas químicas e ordena a destruição das reservas disponíveis. Mas os advogados da ONU pediram informações extras ao governo sírio antes de aceitar o pedido.
A adesão de Assad à Convenção Internacional para a Proibição de Armas Químicas faz parte do plano elaborado por Rússia e EUA para evitar um ataque militar ao país.