Mundo

Liga Árabe comemora acordo russo-americano sobre Síria

A entidade estima que o acordo abre caminho para uma "solução política" para o conflito sírio.

Agência France-Presse
postado em 15/09/2013 11:13
Cairo - O chefe da Liga Árabe (LEA) saudou neste domingo (15/9) o acordo sobre o desmantelamento de armas químicas sírias concluído em Genebra neste sábado pela Rússia e pelos Estados Unidos. A entidade estima que o acordo abre caminho para uma "solução política" para o conflito sírio.

[SAIBAMAIS] Nabil al-Arabi afirmou em comunicado que o acordo "contribui para dar melhores condições de chegar à conferência de Genebra-II e conseguir uma solução política para a crise síria".

O futuro desta conferência internacional de paz sobre a Síria, iniciada por Moscou e Washington, parecia comprometido. No entanto, Genebra pode ganhar novo fôlego depois que o chanceler russo, Serguei Lavrov, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, concluíram neste sábado um ambicioso acordo sobre o desmantelamento do arsenal químico sírio.

A Liga Árabe, que suspendeu a Síria e deu o assento à oposição de Bashar al-Assad, também acusa o regime de estar por trás do ataque que matou centenas de pessoas com armas químicas. A organização pan-arábica não havia, contudo, se pronunciado sobre eventuais ataques estrangeiros, um assunto que divide seus membros.

Arabi pediu que "todos os lados influentes cumpram seu papel no Conselho de Segurança a fim de garantir um cessar-fogo total" e "permitir o acesso à ajuda humanitária e médica".

A Síria vive um conflito desde março de 2011, quando uma revolta popular transformou-se em guerra civil e já matou mais de 110.000 pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação