Mundo

Obama diz ter trocado cartas com novo presidente do Irã

Em entrevista à rede ABC News que foi ao ar neste domingo, confirmou a comunicação com Rohani pela primeira vez

Agência France-Presse
postado em 15/09/2013 13:26
WASHINGTON - Barack Obama disse que ele e o presidente do Irã, Hassan Rohani, trocaram cartas, e avisou que sua relutância em atacar a Síria não afeta as ameaças dos Estados Unidos de usar a força para impedir a bomba nuclear iraniana.

[SAIBAMAIS] O presidente norte-americano, em entrevista à rede ABC News que foi ao ar neste domingo (15/9), confirmou a comunicação com Rohani pela primeira vez, e disse acreditar que a crise das armas químicas síria mostra que a diplomacia pode funcionar se apoiada por ameaças de ação militar.

Em entrevista ao programa da ABC News "This Week", Obama foi perguntado se já havia falado com Rohani, um moderado conservador eleito em junho. "Sim, já falei. E ele me procurou de volta. Mas não nos falamos diretamente", disse Obama. Perguntado se o contato foi feito por cartas, Obama respondeu que "sim".

O presidente foi cuidadoso ao fazer uma distinção entre o comportamento dos Estados Unidos com a Síria - cuja ofensiva militar foi colocada em espera para tentar negociar com a Rússia - e a abordagem do país com relação ao programa nuclear do Irã.

"Eu acredito que o que os iranianos entendem é que [a questão nuclear] é um assunto muito maior para nós do que a questão das armas químicas", afirmou Obama.
Leia mais notícias em Mundo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação